O Exército vai ocupar, de forma simultânea, no dia 5 de outubro, comunidades do Rio

Exército em favelas do Rio

Exército em favelas do Rio

Não quero me posiocionar contra ou a favor sobre a presença do Exército nas comunidades para garantir a tranqüilidade do processo eleitoral. Apenas isto renderia centenas de posts neste blog, mas gostaria de ressaltar que o descaso das autoridades e a falta de discussão sobre a desfavelização da cidade resultou no que temos que viver hoje. Os currais eleitorais nestas regiões alimentadas por políticos corruptos que se aliaram ás milícias e ao tráfico de drogas para obeterem lucros financeiros e milhares de votos. Assim a bola de neve fica maior a cada dia e quem sofre é o cidadão carioca. Como sempre é o carioca quem vai pagar a conta de tanta corrupção. Sofrendo assaltos, vivendo sob a rotina do medo e vendo a economia da cidade ir pelo ralo. Precisamos discutir a política da desfavelização do Rio de Janeiro e começar a oferecer dignidade ao carioca, moradores de favelas ou não.

 

 

Leiam a noitícia abaixo:

 

O Exército vai ocupar, de forma simultânea, no dia 5 de outubro, as 27 comunidades do Rio de Janeiro classificadas pela Justiça Eleitoral como áreas de risco. A ação será o ponto culminante da Operação Guanabara, que vem sendo realizada pelas Forças Armadas para coibir crimes eleitorais em áreas do estado, desde o último dia 11.

– Serão milhares de homens. Ainda estamos terminando o planejamento, mas a operação culmina no dia 5, com a presença simultânea em todas essas comunidades, fazendo a segurança também de urnas, antes e depois das eleições, segurança da apuração em alguns locais, e a segurança do dia da votação – afirmou o porta-voz da operação, coronel André Luiz Novaes.

A operação teve até agora quatro fases. Na primeira, foram ocupadas a cidade de Campos, no norte do estado, e sete comunidades cariocas: Cidade de Deus, Rio das Pedras e Gardênia Azul, na Zona Oeste, e Vila do João, Vila dos Pinheiros, Conjunto Esperança e favela Nova Holanda, no Complexo da Maré.

Na segunda fase, os soldados se retiraram daquelas comunidades para entrar nas favelas do Taquaral, Coréia, Vila Aliança e Sapo, na Zona Oeste. Na terceira fase, os militares saíram da zona oeste e foram para a Zona Sul, onde ocuparam a Rocinha e Vidigal.

Na quarta fase, iniciada neste domingo, estão sendo ocupadas as favelas do Jacarezinho, na Zona Norte, e Carobinha, Barbante e Antares, na Zona Oeste. O Exército permanece nessas comunidades até terça-feira, depois segue para Duque de Caxias, onde ocupará, por dois dias, Gramacho e Lixão.

Também serão ocupadas as comunidades de Pilar e Beira-Mar, também em Caxias, Salgueiro, em São Gonçalo, Acari e Amarelinho, ambos na zona Norte do Rio. As últimas duas favelas serão Vila Cruzeiro e Complexo do Alemão, também na Zona Norte. No dia 4 de outubro não haverá operação e, no dia 5, os militares ocuparão, pela primeira vez, as 27 comunidades de uma só vez.

 

Deixe um comentário