Favelas afugentam empresas do estado e prejudicam economia fluminense

favelas na Penha - O GloboAssistindo ontem ao telejornal RJTV, fiquei triste com a notícia de que a economia do subúrbio está decadente por conta da violência e os confrontos nas dezenas de favelas da região. A desfavelização se faz necessária também nestas áreas. Segundo o RJTV, mais de 70% da população economicamente ativa do subúrbio da Leopoldina trabalha longe do local. Isso gera um caos em toda a cidade e ainda tira qualquer possibilidade de qualidade de vida que estes trabalhadores poderiam ter.

Além de sobrecarregar outros grandes centros empregadores como o Centro da cidade, a Barra da Tijuca e a Zona Sul, a favelização constante do subúrbio prejudica a economia do nosso estado, já que as empresas fogem daqui com medo da violência, o que ainda gera milhares de desempregads no mercado. Esta favelização crescente prejudica ainda o trânsito e o transporte urbano e alimenta ainda o crescimento do transporte ilegal que fará o trajeto destes trabalhadores do subúrbios aos grandes centros empregadores em outras áreas da cidade.

Segundo o telejornal, fábricas e lojas fecharam e deixaram para trás não só prédios e galpões abandonados, mas também um grande número de moradores desempregados.

Na Avenida Teixeira de Castro, em Bonsucesso, dois postos de gasolina fecharam há dois meses. Um outro posto virou um estacionamento de carros. Na Rua Cardoso de Morais, no mesmo bairro, havia mais um posto abandonado. Depois de atravessar a linha do trem, o RJTV encontrou uma situação ainda pior.

Nesse giro pela Leopoldina, mais lojas e galpões estavam com as portas fechadas. Os moradores dizem que na Avenida Itaóca, em Bonsucesso, a cada ano, o abandono é maior. “Nunca se deve fechar o comércio, porque obriga o morador a ir para um local mais distante”, afirmou uma moradora.

O comerciante Marco Moutinho mora na região há 20 anos. “Há três anos trás, eu dava 157 empregos. Hoje, eu estou dando 30. o lance legal é que nos últimos seis meses, o governo está investindo na área com o PAC, com urbanização, iluminação. Acho que isso vai dar um alento para a nossa comunidade”, contou o comerciante.

Nos últimos dez anos, pelo menos, dez grandes empresas de vários setores da indústria fecharam as portas na região. No mercado São Sebastião, na Penha, onde há concentração de várias empresas do mercado de alimentos, é cada vez maior o número de galpões fechados.

O vice-presidente da Associação Comercial e Industrial Leopoldinense, Mário Filho, atribuiu o esvaziamento da região à violência. A área fica entorno do Conjunto de Favelas do Alemão, onde traficantes e policiais vivem em conflito.

“Nós pediríamos para as autoridades, políticas e de maneira geral, que dessem um pouco mais de atenção para a área da Leopoldina”, declarou Mário.

“Tem que investir mais para a gente ir melhorando até mesmo com relação à qualidade de vida de quem mora aqui, de quem passa por aqui e de quem estuda aqui”, disse Aline Brito, moradora de Bonsucesso.

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico informou que está estudando uma maneira de revitalizar esta área, mas ainda não há prazo, uma notícia que não agradou os moradores.

“Nós moradores estamos revoltados com o descaso das autoridades que não fazem nada. Nós precisamos de incentivos, de captação de recursos e de providências urgentes nessas localidades”, afirmou um morador.

“Estamos perdendo dinheiro. Nós precisamos recuperar toda a área da Leopoldina para criar emprego e para gerar renda, para o sustento das nossas famílias”, declarou um senhor.

“Nós não vamos desistir do negócio. V ai ser só incentivo. Quando tiver mais capital circulando dentro da comunidade, vai ser melhor. Você vai ter mais trabalho e mais circulação de capital e as pessoas vão ter uma condição de vida melhor”, disse outro morador“.

O carioca precisa da desfavelização da cidade ou em breve nos transformaremos em uma cidade sitiada sem recursos para a nossa própria sobrevivência.

 

Uma resposta to “Favelas afugentam empresas do estado e prejudicam economia fluminense”

  1. Bernadete Says:

    Concordo!
    A Leopoldina, tinha que ser mais bem tratada!!!
    O povo de lá, merece mais apoio!!
    Precisamos, melhorar par valorizar o nosso Rio de Janeiro!!!!
    Só para completar. Como os problemas pioraram, na “era” garotinho, no estado do Rio de Janeiro!!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: