Parada de Lucas e Vigário Geral tranformaram-se em um único “bairro”

Assim como a própria reportagem do Jornal Extra publicado neste domingo; há 40 anos, o que era palco  dos confrontos mais sangrentos entre traficantes rivais e, também, com a polícia, a fronteira entre Parada de Lucas e Vigário Geral, antes chamada de Faixa de Gaza, transformou-se em um  novo “bairro”. E acreditem, segundo a matéria, o tráfico tá investindo pesado para minimizar as marcas da violência deixadas nos últimos anos.

– Eles mandaram reformar as casas, estão promovendo a interação entre os moradores. Hoje, quem era de Vigário Geral já está até incluído na lista dos beneficiados com a distribuição de cestas básicas, promovida pelos criminosos – afirma uma moradora.

Outra moradora disse que o  melhor dia de sua vida foi quando, há três meses, ela pôde receber em sua casa, em Lucas, os parentes que moram em Vigário. A visita foi a primeira em pelo menos 15 anos.

– Ninguém tem idéia do que é ter liberdade para receber um parente em casa. Ninguém entende a dimensão do prazer que tive quando a campainha tocou. Foi felicidade em estado bruto – lembra, acrescentando que outros serviços, como a saúde – só existe posto em Vigário, que agora é freqüentado por moradores de Lucas -, passaram a fazer parte da rotina do local.

 

Gente alguém se dá conta da gravidade disso??? O Estado não tem qualquer controle sobre sua cidade, e pelo visto, há 40 anos que isso não acontece. Até o tráfico de drogas está investindo na qualidade de vida dos moradores e o governo não teve sequer a dignidade em falar em desfavelização em duas comunidades, que assim como tantas outras, sofrem com a guerra diária e a morte de seus familiares.

Precisamos desfavelizar o Rio de Janeiro para que o Estado possa fazer o seu papel.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: