Fim de semana de guerra em favela da Zona Sul

Mais um fim de semana violento na cidade. Até quando o carioca terá que suportar isto?  Na noite de ontem, domingo, e durante esta madrugada, houve intenso tiroteio nos morros do Chapéu Mangueira e Babilônia, ambos no bairro do Leme, na Zona Sul. Segundo o jornal O Globo, o tiroteio durou cerca de 40 minutos. Três pessoas foram presas. Balas traçantes foram  vistas na  direção da orla. Ainda segundo a matéria publicada no jornal, funcionários dos quiosques relataram que o pânico só não foi maior  porque o movimento de clientes no domingo estava fraco. Hoje pela manhã, cem quilos de maconha foram apreendidos na Rodoviária Novo Rio.A droga seria levada para uma favela do Complexo da Maré. Isto sem contar os outros pontos de enfrentamento.

Infelizmente, estas notícias fazem parte do cotidiano carioca. E o governador do Rio, Sergio Cabral, disse que esta é a melhor política a ser feita, a política dos tiroteios.  Segundo Cabral, o governo tem atacado duramente a atuação de milícias e traficantes  em favelas, mas ponderou, no entanto, que não é possível acabar com o problema num passe de mágica. Para o governador, a tortura dos jornalistas é uma prova concreta de que não é possível mudar o caminho de enfrentamento ao poder paralelo no estado do Rio, seja combatendo a ação do tráfico ou das milícias. No último dia 4, vimos ainda, no RJTV, que estes criminosos controlam até o lazer dos moradores das favelas.

O que precisamos mesmo é de um Rio sem favelas, precisamos desfavelizar a cidade, para que cenas como a que vimos esta madrugada no Leme não volte a acontecer. Para que os moradores destas comunidades voltem a ter dignidade, possam ter seu direito de ir e vir garantido. E, principalmente para que o Estado assuma, de uma vez, seu poder dentro destas favelas e assim possa garantir a segurança, o urbanismo, a preservação do meio ambiente e outras questões benéficas que só a desfavelização do Rio de Janeiro poderá nos trazer.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: