Desfavelização já é realidade em municípios brasileiros

Muitos moradores de nossa cidade ainda surpreendem-se quando falamos em desfavelização. Isto é um assunto que merece ser levado com seriedade. Muitos municípios brasileiros já perceberam esta necessidade. No Mato Grasso do Sul, pude ver que isto é uma realidade. Se isto acontece em outras cidades pode acontecer também no Rio de Janeiro.

Em entrevista ao programa de rádio Bom Dia Campo Grande, o secretário de Habitação do Mato Grosso, Carlos Marun, falou das propostas para este ano, e a maior parte dos investimentos no setor, estava destinado à favelização. O secretário disse que estes investimentos foram comprometidos através do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), que destinou, este ano, ao Mato Grosso do Sul mais de R$ 22 milhões.
 

 

O secretário destacou ainda que a situação de favelas merece atenção e que estas comunidades já foram erradicadas da capital, Campo Grande e agora este projeto é a meta dos demais.

 A exemplo da Capital, a idéia do governo é erradicar as condições de moradia caracterizadas por famílias vivendo em barracos. O trabalho requer eterna vigilância. Em Campo Grande temos hoje duas concentrações de famílias que se instalaram na proximidade do Tarsila do Amaral e no Portal Caiobá II. Mas já garantimos os recursos para a produção de novas unidades de habitação social para atendê-los – informou Marun.
 Em 2007, a administração do estado do Mato Grosso do Sul garantiu  mais de 12 mil unidades habitacionais,  graças à parceria com os municípios, e com o Governo Federal, por meio da Caixa Econômica, do Ministério das Cidades e do Incra. Veja a entrevista do secretário na íntegra.

Agora, se isto é possível em outras cidades, no Rio de Janeiro também é. Temos um imenso potencial. Basta começarmos a arregaçar as mangas! A Copa do mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 estão se aproximando e o Rio ganharia muito mais sem as favelas. Ganha o pobre, ganha o Rico, ganha a classe média. Ganha o carioca!

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: