Desfavelização é segurança pública

A primeira associação que a maioria da população carioca faz quando falamos em favela é com a violência. Logo, este é o primeiro assunto que pretendo abordar neste blog. Já está claro que a maioria esmagadora destes moradores é digna, e sofrem diariamente com constantes tiroteios entre policiais e traficantes e entre quadrilhas rivais. Sabemos que todas as favelas do estado sofrem com algum tipo de ação violenta. Até mesmo a geografia destas comunidades torna a região em uma espécie de fortaleza do tráfico de drogas, dificultando a entrada e permanência do estado.

Falar hoje em desfavelização do Rio de Janeiro, é deixar, sim, a cidade mais segura. É dar aos moradores destas comunidades, uma forma digna de viver e permitir que o estado garanta o seu direito de ir e vir.

Com a possibilidade de investimentos e realizações de construções populares para os moradores de baixíssima renda, (que falarei com mais detalhes em textos seguintes) poderemos transferir os moradores a áreas seguras, urbanizar comunidades entre outras ações que permitirá ao carioca a aproximação da realidade de um Rio sem favelas.

O vídeo abaixo nos faz lembrar um dos dias em que a cidade parou por conta de traficantes armados. O túnel Santa Bárbara ficou fechado. Moradores e trabalhadores foram impedidos de chegar à Zona Sul. A guerra se deu porque bandidos acreditam que a favela da Mineira, (comunidade disputada naquele momento) fica em um ponto estratégico: entre o Centro e a Zona Sul.

É inegável que o processo de favelização, antes não olhado com cuidado, acabou por criar espaços violentos, onde o Estado tem cada vez mais dificuldade de se fazer presente. O fim de vidas perdidas, e a gritante diminuição da violência, são algumas das vantagens da desfavelização do Rio de Janeiro.

 

[Youtube=”http://www.youtube.com/watch?v=7vB2mv15nZ0″%5D

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: